quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Sua empresa tem uma comunicação de PESO?

Antes de ser assessora de imprensa eu fui jornalista. Sim, já estive do outro lado (na redação). Por isso, trabalhar como porta-voz de grandes marcas para as grandes mídias é, de certa forma, tranquilo.

Todavia, o tempo passa e precisamos estar sempre atualizados.

Hoje o assessor de imprensa precisa ir além do relacionamento com a mídia. Precisamos atingir o público do cliente onde ele estiver consumindo informação. A chamada Comunicação Integrada.

Sedenta por novos conhecimentos nesta área me deparei com o modelo PESO (paid, earned, shared and owned media). Traduzido, de forma bem concisa pela PR Newswire, como:

Paid Media (mídia paga): publicidade em mídias sociais, conteúdo patrocinado e envio de press releases.

Earned Media (mídia espontânea): trabalho conquistado através do tradiconal relacionamento com a mídia

Shared Media (mídia compartilhada): também conhecida como mídia social, é um modelos de mídia que mais tem crescido nos últimos anos e um forte canal de comunicação direto com o consumidor. Além de promover campanhas de Relações Públicas, serve como ferramenta de apoio para outras áreas.

Owned Media (mídia própria): seu site é hoje um poderoso canal de informação. Por isso, é ideal ter um bom assessor de comunicação gerindo seu conteúdo.

Segue arte ilustrativa retirada do livro Spin Sucks, de Gini Dietrich:


Nenhum comentário: