quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Descubra as ‘pegadinhas’ da prova da OAB

Para passar no Exame de Ordem, que acontece nacionalmente no próximo dia 16, e conquistar o direito de advogar é preciso estar bem preparado e relaxado. De acordo com o professor de Processo Civil e Direito Civil do centro de estudos Preparatorius, Fabricio Sicchierolli Posocco, uma das principais dificuldades enfrentadas pelos alunos é o nervosismo para a realização da prova.

“Eles não conseguem se desligar dos momentos que antecedem ao exame”, diz Posocco, que é coautor do livro Exame da OAB Unificado 1ª Fase - Todas As Disciplinas do Exame da Ordem – FGV, da editora Saraiva.

Como afastar a insegurança? Estudando. Uma das alternativas é participar de uma maratona de estudos promovida na véspera do teste, indica Posocco. “A Maratona Preparatorius OAB, por exemplo, é um evento onde são apresentadas várias dicas para prova. Uma espécie de super-resumo onde os alunos relembram alguns conceitos, bem como percebem as ‘pegadinhas’ do exame”, conta.

Depois de tirar todas as dúvidas em aula 100% presencial, o aluno deve fazer uma refeição leve, se hidratar bastante e descansar para o dia seguinte. “Evite chegar tarde em casa na véspera da prova ou ainda ingerir bebida alcoólica em excesso, uma vez que o teste do dia seguinte é cansativo e o candidato necessita estar com a atenção redobrada e os reflexos em dia para realizar o exame”, completa Posocco.

A Maratona Preparatorius OAB acontece no dia 15, em Santos (SP). Pode participar todo aluno de Direito, que esteja matriculado a partir dos últimos dois semestres do curso, bem como os bacharéis que pretendem exercer a advocacia. A inscrição vai até o dia 13. A taxa é de R$ 20,00 mais um litro de leite, que será doado para crianças da Comunidade Litoral.

Para confirmar presença ligue (13) 3227-1269, acesse www.preparatorius.com.br ou compareça na sede do Preparatorius, localizada na Avenida Pedro Lessa, 1046, no Bairro da Aparecida, em Santos (SP). O horário de atendimento é das 9h às 22h.
Confira abaixo mais dicas úteis citadas por Posocco e pelo professor de Direito Penal e Processual Penal do Preparatorius Rodrigo Junot. Todas são de grande valia para os inscritos no XV Exame da Ordem Unificado, aplicado pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

- Revise a matéria de ética nesses últimos dias que antecedem a prova, pois o conteúdo é pequeno e de fácil absorção e existe um número muito grande de perguntas que podem garantir vários pontos na prova.

- Possíveis temas aplicados no exame que merecem atenção:
Você sabia que o STJ alterou as formas e contagens de prazo relacionadas à fase de cumprimento de sentença (art. 475-J CPC)?
Você sabia que a forma da OAB realizar perguntas sobre recursos mudou? Você consegue identificar as novas interpretações e respostas?
Você sabia que já existe a possibilidade do casamento de pessoas do mesmo sexo no Brasil e não somente da declaração de união estável?
Você sabia que para o casal se divorciar não existe mais necessidade de se aguardar o prazo de dois anos da separação de fato do casal?

- Perguntas e respostas sobre:
Direito Penal: Tentativa, Desistência Voluntária e Arrependimento Eficaz (art. 14/15 CP)
Tentativa: ocorre quando o crime não se consuma por circunstâncias alheias a vontade do agente;
Desistência Voluntária: ocorre quando o crime não se consuma por circunstâncias inerentes a vontade do agente. durante a prática do ato executórios;
Arrependimento Eficaz: ocorre quando o crime não se consuma por circunstâncias inerentes a vontade do agente, após o fim dos atos executórios.

Direito Processual Penal: Qual recurso cabível da rejeição liminar da denúncia ou queixa?
Resposta: Em regra é o Recurso em Sentido Estrito (RESE, art. 581, I, CPP), se estivermos no JECRIM - Lei nº 9.099/95. o recurso passa a ser a Apelação.

Serviço
Maratona Preparatorius OAB
Data: Sábado, 15 de novembro de 2014
Horário: 9h às 17h
Local: Preparatorius (Avenida Pedro Lessa, 1046, Aparecida, Santos/SP)
Inscrição: No local da prova, por telefone (13) 3227-1269 ou site www.preparatorius.com.br
Taxa: R$ 20,00 + 1 litro de leite

Data do XV Exame da Ordem Unificado
Realização da 1ª fase (Prova Objetiva): 16/11/2014
Realização da 2ª fase (Prova Prático-Profissional): 11/01/2015

Sobre o Preparatorius

O Preparatorius é um centro de estudos que oferece diversos cursos de excelência para aqueles que buscam aprimorar seus conhecimentos e obter um melhor aproveitamento através de cursos preparatórios para concursos públicos, carreiras jurídicas e Exame de Ordem da OAB. Situado em Santos (SP), se destaca pela qualidade das aulas 100% presenciais. Saiba mais em www.preparatorius.com.br.

Fonte Emanuelle Oliveira (Mtb. 59.151/SP)

Nenhum comentário: