quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Performance de terminais de contêineres será tema no VI Congresso Brasileiro de Iniciação Científica

O estudo que revela que o MPH (movimentos por hora) é a forma mais efetiva de mensurar a performance de terminais de contêineres será apresentado nesta sexta-feira (24), das 18h30 às 20h, no VI Congresso Brasileiro de Iniciação Científica (COBRIC), realizado na Rua Oswaldo Cruz, 277, no Boqueirão, em Santos (SP).

O trabalho intitulado “Importância da Medida de Desempenho para Competitividade de Terminais de Contêineres” foi feito pelas alunas da ESAMC Santos dos cursos de Direito Beatriz Biancato e de Relações Internacionais Júlia Agra e Vitória Marcondes, sob orientação do professor mestre Júlio Cesar Raymundo.

Segundo as estudantes, o MPH é completo, porque soma os movimentos de carga, descarga de contêiner feitos por portêineres ou guindastes mais a colocação e a retirada das tampas dos porões dos navios.

“A produtividade é essencial para o operador do terminal e os gerentes operacionais, pois estão diretamente relacionadas aos custos. Se a produtividade pode ser melhorada, os custos por unidade de carga manuseada serão reduzidos e a lucratividade do terminal aumentada”, adiantam as universitárias em seu resumo de apresentação.

De acordo com elas, o resultado pode ser mensurado no Porto de Santos. Em janeiro deste ano o porto contabilizou o total de US$ 9,2 bilhões em valor comercial das cargas negociadas com o mercado externo, mantendo sua posição de liderança com 25,5% de participação no total brasileiro (US$ 36,1 bilhões).

Sobre a ESAMC Santos 

A ESAMC está entre as melhores instituições de Ensino Superior do Brasil. A faculdade, que antes era conhecida como Escola Superior de Administração, Marketing e Comunicação, há alguns anos adotou o que era sigla como nome oficial. Assim, a unidade santista, inaugurada em 2003, é chamada ESAMC Santos. Saiba mais no site www.esamc.br ou nas plataformas sociais Facebook/esamcsantosoficial, Youtube/ ESAMCsantosmkt e Twitter @esamcsantos.

Fonte Emanuelle Oliveira (Mtb. 59.151/SP) via Fama Assessoria

Nenhum comentário: