quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Conheça os benefícios da prática de vôlei


No mês passado, a seleção brasileira de vôlei feminino venceu pela 10ª vez o Grand Prix. Neste mês, a equipe masculina tenta o seu quarto título consecutivo no Campeonato Mundial. Todo este desempenho motiva e conquista adeptos amadores no Brasil. “A prática do voleibol, de forma lúdica, para todas as faixas etárias, é uma opção atraente como exercício físico”, diz a professora de Educação Física, Suzy Valeria de Souza Cesar.

Suzy é ex-atleta e atual técnica das equipes de voleibol, masculino e feminino, do Colégio do Carmo, em Santos (SP). Segundo ela, a prática do esporte traz benefícios para o corpo. “Ele melhora o desenvolvimento da capacidade aeróbica, ajuda o fortalecimento dos ossos e articulações e, principalmente, controla a pressão arterial, deixando o corpo mais forte para suportar esforços”, afirma.

Os treinos, para quem não quer se profissionalizar, podem ocorrer entre duas e três vezes por semana. A aula dura, em média, 50 minutos. Neste período, a docente conta que é possível perder até 600 calorias. “Os principais grupos musculares trabalhados são os tríceps, as costas, o abdômen, antebraço e perna”, reforça Suzy.

Todavia, ela ressalta que as vantagens vão além da tonificação corporal. Para a treinadora, o praticante adquire maior responsabilidade, disciplina e socialização. “A prática do voleibol, por ser um esporte coletivo, ajuda a desenvolver as relações interpessoais, alivia o stress e deixa as pessoas mais disciplinadas”.

Para praticar o vôlei é recomentado o uso de roupas com tecidos leves, tênis confortáveis, com absorção de impactos e joelheiras. Como em qualquer outra atividade física, antes de iniciar as aulas é aconselhado fazer uma avaliação médica para prevenir lesões e acidentes.

Quem é Suzy Valeria de Souza Cesar?

Suzy Valeria de Souza Cesar, nascida em Santos (SP), no dia 5 de junho de 1960. É formada em Educação Física e Pedagogia, pós-graduada em Direito Educacional. Começou a jogar vôlei no Santos F.C., aos 14 anos. Aos 17 anos, mudou-se para Campinas, onde atuou pelo Guarani F.C.. Defendeu a Seleção Paulista de Vôlei e a Seleção do JUB’s (Jogos Universitários Brasileiros). Participou de jogos regionais e abertos, até chegar à Seleção Brasileira. Por intermédio do esporte, viajou muito, conheceu o Brasil e outros países, com muita qualidade. Em 1978, foi eleita a melhor jogadora do Ano pela Federação Paulista de Esportes, e convocada para a Seleção Universitária Brasileira, competição, essa, realizada na Cidade do México. Jogou, aproximadamente, 25 anos, encerrando sua carreira na equipe de vôlei Rodrimar, em sua cidade natal. Além de jogadora, Suzy foi técnica da equipe mirim de vôlei do Guarani F.C., da Associação Atlética Ponte Preta e da Seleção Santista de voleibol feminino. Coordenou a escolinha de voleibol da Prefeitura de Sorocaba e de todas as modalidades do Clube Internacional de Regatas de Santos.

Sobre o Colégio do Carmo:

Fundado em 1917, o colégio está sob o comando da família Smolka há 39 anos. A escola atende alunos desde o Berçário ao Ensino Médio com o objetivo de estimular os educandos a aprenderem a viver o coletivo, tornando-os vencedores. Outras informações são encontradas no site www.carmo.com.br.

Fonte Emanuelle Oliveira (Mtb. 59.151/SP) via Fama Assessoria

Nenhum comentário: