quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Programa seleciona brasileiros para estudar em Portugal

As inscrições para o programa que irá selecionar 50 estudantes brasileiros para curso de qualificação na Escola de Turismo e Hotelaria de Setúbal, em Portugal, encerram no dia 7 de novembro.

Podem participar alunos de graduação que estejam cursando, no mínimo, o 2º ano do Bacharelado em Turismo e/ou Hotelaria ou o 4º semestre do curso de Tecnólogo da mesma área. Além disso, os alunos devem ter nota igual ou superior a 600 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a partir de 2009.

Os discentes precisam se certificar de que a instituição de ensino na qual está matriculado esteja cadastrada no programa. De acordo com dados da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), cerca de 90 instituições se cadastraram durante o período previsto em edital.

Uma vez selecionado, cada estudante aprovado terá direito a uma bolsa de estudos que cobre custos com hospedagem, alimentação, auxílio-saúde e bilhete aéreo internacional. O bolsista deverá, durante o curso, dedicar-se integralmente às atividades de capacitação e, ao final do período, terá um prazo de 60 dias para apresentar um relatório com as atividades desenvolvidas na Escola de Setúbal.

“A ideia é que, ao regressarem, estes estudantes se tornem difusores do conhecimento aprendido fora, de forma a contribuir para a melhora na prestação de serviços no País, com vista aos megaeventos”, diz o ministro do Turismo, Gastão Vieira.

O curso terá duração de 226 horas/aula, incluindo aulas teóricas e práticas, e ocorrerá no período de 6 de janeiro a 19 de fevereiro de 2014.

“Com esse curso, os estudantes vão ter a oportunidade de aprimorar seus conhecimentos sobre todos os aspectos envolvidos na cadeia de produção do turismo, desde elementos ligados à arrumação de quartos até técnicas mais refinadas de gastronomia. Ao regressarem, usarão em seu ambiente de trabalho o cabedal de conhecimentos adquiridos, com ganhos de produtividade ”, explica o chefe da Assessoria Especial de Relações Internacionais do MTur, Acir Pimenta Madeira Filho.

Para mais informações consulte edital ou entre em contato com a Assessoria Especial de Relações Internacionais do Ministério do Turismo pelo endereço eletrônico bolsa@turismo.gov.br ou pelo telefone (61) 2023 8289.

Nenhum comentário: