quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

São Paulo completa 458 anos; cidade é a mais visitada no país por estrangeiros e brasileiros

Megalópole mutante, em constante construção de si mesma e de todos que por ali passam ou habitam. São Paulo completa hoje 458 anos. Nela, se somam tudo o que há de melhor no Brasil e tudo o que precisa ser mudado. E são justamente as contradições o que mais encanta na capital: os barulhos e os silêncios, as cores fortes e o cinza, o desgosto e o encantamento, o contemporâneo e o retrô, o português e as línguas do mundo, tudo misturado na balbúrdia da rotina dos mais de 11 milhões de habitantes. Por tudo isso, foi ela a escolhida para abrir a Copa do Mundo de Futebol, em 2014.

Em Sampa, o número de opções de diversão (para turistas e moradores) é monumental. O maior aeroporto do Brasil está lá: o Internacional de Guarulhos, com 8,8 milhões de desembarques por ano. Na cidade, 12,5 mil restaurantes que servem 52 tipos de cozinhas, e 15 mil bares. E ainda é a capital da pizza no Brasil: são servidas 1 milhão de unidades da redonda por dia, 720 por minuto. Aliás, segundo o colunista José Simão, São Paulo leva as massas a sério: “Aqui, macarrão tem nome, sobrenome e recheio... Papardelli à parmegiana com recheio de tartufo negro ”. E para quem quiser compensar a comilança pode caminhar em qualquer um dos 64 parques e áreas verdes, que ajudam a cidade a respirar.

Se o interesse é consumir, a capital tem 240 mil lojas, 79 shoppings, 59 ruas especializadas em mais de 50 segmentos. Para completar, 900 feiras livres semanais. Se o assunto é Cultura, anote: 160 teatros, 110 museus, 260 salas em 55 cinemas, 280 salas de teatro que oferecem 600 espetáculos teatrais em média por ano. Além de 40 centros culturais e sete grandes casas de espetáculos. Há também 294 salas para shows e concertos.

Por tudo isso, São Paulo é um dos destinos turísticos mais importantes do Brasil. É o primeiro para estrangeiros e brasileiros e também o maior emissor de turistas – 30% dos que viajam pelo Brasil são paulistanos.

Segundo o perfil da Demanda Turística Internacional, do Ministério do Turismo, mais de 55% dos estrangeiros que desembarcam na capital são motivados por negócios, eventos e convenções, que geram divisas vultuosas para a cidade. Em qualquer mês do ano, a cidade fervilha. Os eventos de grande porte são tantos que, sozinhos, são capazes de manter a ocupação hoteleira, que tem média anual de quase 80%. De 130 grandes eventos que acontecem no Brasil, 110 são sediados em São Paulo.

Os eventos públicos de São Paulo são os que mais atraem público no Brasil. Sempre calculado na base de milhões (de pessoas e em reais), a Parada do Orgulho Gay, o Réveillon e os eventos esportivos são só alguns exemplos. São Paulo é a casa da Fómula Indy e da Fórmula 1 no Brasil. Sem falar no futebol, onde estão algumas das maiores torcidas do Brasil: Coríntians, São Paulo e Palmeiras dividem corações e mentes. E muito mais vem por aí: alguns clubes paulistanos resolveram, ao reformar seus estádios, adotar o estilo arena multiuso - o que os tornará mais rentáveis e autossufientes. E São Paulo vai bombar ainda mais, com novos espaços para convenções, shows e esportes.

Programe-se
O SPTuris, Empresa de Turismo e Eventos da Cidade de São Paulo, oferece, em seu site, links para se conhecer melhor a capital paulista, tais como:

Guia ‘São Paulo, várias faces e vários temas!’, com roteiros temáticos. As sugestões são: Arquitetura pelo Centro Histórico, Cultura Afro, Independência do Brasil, Mirantes, São Paulo Eco Rural,Futebol, Arte Urbana, Cidade Criativa, O Café e a História de São Paulo.

+ Roteiros temáticos
+ Guia tipo ‘fast travel’: com 30 programas imperdíveis em São Paulo
+ Para conhecer a cidade em fotos 360º

*Texto enviado pela Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo (ASCOM)

Nenhum comentário: