terça-feira, 11 de outubro de 2011

Vai de metrô!

O Metropolitano de Lisboa, companhia que explora o metrô da capital portuguesa, está com uma campanha que visa estimular o uso das linhas da rede.

Cartazes bem humorados estão sendo espalhados pela cidade, reproduzindo as vantagens de utilizar os transportes públicos ao invés do  automóvel. Principalmente, na deslocação casa - escola, casa - trabalho, ida ao futebol ou saída noturna.

Esta campanha poderia se estender para São Paulo e as demais capitais brasileiras.

Outro exemplo a ser seguido é o do Dia Mundial Sem Carro (22 de setembro), que em Lisboa é levado tão a sério, que os transportes públicos liberam as catracas. Ninguém paga nada, e eu falo com propriedade.

Aqui, este dia passa como se fosse um outro qualquer. Digo isso, porque estava na data em São Paulo, dentro de um ônibus sentido Guarulhos, presa num congestionamento gigantesco.

Muitos motoristas dizem que não abandonam o conforto do carro para enfrentarem o caos do transporte oferecido por nossos governantes. Mas, esta é uma afirmação egoísta.

Penso que se tivéssemos mais usuários, mais os políticos investiriam neste tipo de locomoção. O aumento da renda serviria para ampliar e modernizar a frota. E, as vias públicas ficariam trafegáveis para ambulâncias, bombeiros e policiais.

Nenhum comentário: