quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Bordallo Pinheiro convida artistas brasileiros

A obra de Bordallo Pinheiro vai ser o foco de inspiração da 16 artistas brasileiros que viajam para Portugal, para criar peças artísticas. As obras serão expostas em São Paulo e em Lisboa, em 2012, na sequência do processo de internacionalização da fábrica portuguesa no Brasil.
A iniciativa está sendo chamada de "16 Bordallianos do Brasil" e foi criada pela Fábrica de Faianças, fundada há 125 anos na Caldas da Rainha, por Bordallo Pinheiro, noticia o site Boas Notícias.

A ideia é que Caetano Almeida (pintura), Saint Clair Cemin (escultura), Barrão (pintura, escultura, multimédia), Caetano de Almeida (pintura), Tunga (escultura e desenho), Regina Silveira (vídeo-arte), Efrain de Almeida (escultura), Fábio Carvalho (pintura), Frida Baranek (escultura), Marcos Chaves (fotografia e vídeo), Sérgio Romagnolo (pintura, escultura), Tonico Auad (desenho, instalação e fotografia), Tiago Carneiro da Cunha (pintura e escultura), Erika Versutti (escultura), Estela Sokol (pintura) e as estilistas Isabel Capeto e Martha Medeiros, desenvolvam 16 peças originais limitadas a 250 exemplares, que serão distribuídos equitativamente pelo mercado português e pelo mercado brasileiro.

A ligação de Bordallo com Brasil é grande, já que morou no país, e ofereceu, em 1899, a "Jarra Beethoven", uma peça com 2,60 metros de altura, à Presidência da República.

Nenhum comentário: