segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Portugueses elegem as "7 Maravilhas da Gastronomia"

Mais de 700 mil portugueses escolheram a Alheira de Mirandela, Queijo Serra da Estrela, Caldo Verde, Arroz de Marisco, Sardinha Assada, Leitão da Bairrada, e Pastel de Belém, como as 7 Maravilhas da Gastronomia local.

O anúncio oficial aconteceu no último sábado (10), na Antiga Escola Prática de Cavalaria, em Santarém. A cerimônia apresentada por Catarina Furtado e José Carlos Malato, contou com a presença dos músicos Rui Veloso, Ana Moura, Boss AC, Carminho e Zeca Sempre.

A eleição das Maravilhas da Gastronomia começou a ser desenhada em fevereiro, quando as indicações foram abertas ao público. Em abril, 70 especialistas selecionaram 70 receitas e subdividiram-nas por sete categorias e dez regiões de Portugal. No mês seguinte, ma nova prova feita por especialistas, selecionou 21 pratos. A partir daí, até o último dia 7 ficou a cargo da população eleger os sete preferidos.

Assim, como entrada venceram Alheira de Mirandela (Trás-os-Montes e Alto Douro) e Queijo Serra da Estrela (Beira Interior e Beira Litoral); Sopa: Caldo Verde (Entre Douro e Minho); Marisco: Arroz de Marisco (Estremadura e Ribatejo); Peixe: Sardinha Assada (Lisboa e Setúbal); Carne: Leitão da Bairrada (Beira Litoral); Sobremesa: Pastel de Belém (Lisboa e Setúbal).

Eu, mera mortal, aprovo a escolha. Adoraria ter agora à mesa uma boa Alheira de Mirandela, Caldo Verde, Arroz de Marisco e Pastel de Belém, nhac-nhac!

+ Veja quais eram os concorrentes desta eleição deliciosa

Nenhum comentário: