quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Festa de Nossa Senhora da Saúde completa 288 anos

Começa nesta sexta-feira (9), às 21h30, a Festa de Nossa Senhora da Saúde, em Vila Fresca do Azeitão, em Setúbal (aproximadamente 46 minutos de Lisboa).

A festividade acontece desde 1723. De acordo com informações do Wikipedia, neste ano o povo da Freguesia de São Simão (Setúbal) estava ameaçado por uma peste terrível. Então todos pediram a graça de Nossa Senhora, realizando uma procissão pelas aldeias da Freguesia, que milagrosamente não foi atingida pela doença fatal.

Mais tarde a festa assumiu também um programa festivo com carácter pagão e em 2011 o programa inclui arraial na Igreja de S. Simão, apresentação da Orquestra Ligeira Bohémia, da Sociedade Filarmónica Providência e a Real Tuna da Universidade do Algarve.

No dia 10, às 16h, haverá cavalhadas à antiga portuguesa - prova equestre com origem no século XVIII, onde os cavaleiros se esforçam por acertar com um varão numa argola pendurada a alguns metros de altura - na Estrada do Rio, via perpendicular à EN10.

No mesmo dia, às 22h, os grupos “ToquiVozes” e “Atual Band” animam mais uma noite de arraial.

No dia 11, às 15h, o festejo segue com uma procissão pelas ruas de Vila Fresca e de Vendas de Azeitão. Às 18h, o músico Nuno Rafael se apresenta no coreto. E, às 21h30, a banda da Sociedade Filarmónica Providência encerra o festejo de Nossa Senhora da Saúde, no mesmo local.

Nenhum comentário: