terça-feira, 30 de agosto de 2011

Criança portuguesa batizará um dos 27 satélites Galileo

As crianças nascidas em 2000, 2001 ou 2002, em Portugal, a partir do dia 1 de setembro até 15 de novembro, podem participar do Concurso de Desenho Galileo, promovido pela União Europeia, com o objetivo de batizar um dos 27 satélites do Programa Galileo, que começarão a ser lançados ao espaço ainda em 2011.

Para participar, os interessados devem fazer um desenho que represente o "Espaço e a Aeronáutica". Isto é, podem desenhar estrelas, foguetes, planetas e satélites ou o que representar o espaço.

A técnica do desenho também está livre à criatividade. E, os candidatos podem usar todos os tipos de materiais, como tintas, canetas de feltro, lápis, cola, glitter, entre outros.

Assim que a obra estiver pronta basta registrá-la no site www.galileocontest.eu/pt/registration. O local pedirá para carregar a imagem e, caso não tenha como digitalizar o desenho, a criança pode tirar uma fotografia com uma câmara digital.

Depois é cruzar os dedos para que o júri escolha o desenho como o vencedor. O campeão receberá um certificado e um troféu alusivos ao satélite ao qual batizará.

Programa de Satélites Galileo

A Europa está criando o seu próprio sistema de navegação por satélite, com o nome Programa Galileo. O Programa de Satélites Galileo será utilizado para informar de forma precisa qual a localização de uma pessoa ou de um objeto na Terra. Este programa vai garantir que a Europa se torne líder na área das tecnologias espaciais.

O Programa Galileo está prestes a dar início ao lançamento de pelo menos 27 satélites, que formarão uma constelação em órbita a mais de 20.000 km da Terra. O lançamento dos dois primeiros satélites está previsto para o terceiro trimestre de 2011, sendo utilizado um foguete para levá-los para o espaço. Um deles levará o nome de uma criança que vive na Bélgica e o outro de uma criança que vive na Bulgária.

Nenhum comentário: