sexta-feira, 27 de maio de 2011

Portugal possui nove das 100 melhores empresas para trabalhar na Europa

Nove empresas com filiais em Portugal estão entre as 100 melhores para se trabalhar na Europa, todas elas possuem subsidiárias no Brasil. O estudo realizado pelo Great Place to Work Institute analisou 1380 empresas, de 18 países. As firmas eleitas foram divididas em três categorias: multinacionais, pequenas e médias empresas (até 500 colaboradores) e grandes empresas (mais de 500 colaboradores).

A Microsoft ocupa a primeira posição entre as 25 multinacionais presentes na lista. A empresa celebra este ano o 20º aniversário da abertura da subsidiária em Portugal, mas precisamente localizada em Porto Salvo, Oeiras, a 20 minutos de Lisboa. No Brasil a filial corporativa está localizada em São Paulo.

A Mars aparece na terceira posição entre as multinacionais. Sediada também em Porto Salvo, desde desde 1990, a empresa emprega 89 associados e atua em cinco áreas de negócios: Chocolates (Twix), Alimentação para animais (Pedigree e Whiskas), Produtos Alimentares (Uncle Ben's), Gelados e Pastilhas e Confeitaria (M&M’S). No Brasil a firma possui três fábricas nas cidade de Guararema (SP), Mogi Mirim (SP) e Recife (PE).

Em quarto lugar entre as multinacionais está a Cisco Systems, também instalada em Porto Salvo. A empresa é especializada em tecnologia da informação. E possui escritórios em Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo.

A oitava melhor multinacional europeia para se trabalhar é a SAS Institute voltada para a área de tecnologia da informação e software. A filial portuguesa está sediada em Lisboa. Do outro lado do oceano, a SAS está presente em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília.

A Diageo, distribuidora de bebidas alcoólicas, como Johnnie Walker Red Label, Baileys, Guinness, com filial em Setúbal, ocupa a 11ª posição entre as multinacionais.  No Brasil a representação está em São Paulo.

A 18ª multinacional é a Medtronic. Em Portugal, a companhia está presente desde 1999. Com sede em Lisboa, a Medtronic fornece produtos, serviços e apoio técnico a clientes distribuídos por todo território nacional. A equipe portuguesa é constituída por mais de 70 profissionais, entre engenheiros, técnicos de cardiopneumologia e enfermeiros. O público brasileiro encontra seus serviços em São Paulo.

Uma posição abaixo nesta categoria está a Baxter. Ela desenvolve,  fabrica e comercializa produtos de biotecnologia, terapias especializadas e equipamentos médicos para hemofilia, doença renal, distúrbios imunológicos, trauma e outras condições médicas crônicas e agudas. Em Portugal, encontra-se em Sintra. A fábrica, escritório e serviço técnico brasileiro estão em São Paulo.

E fechando a lista das 25 multinacionais europeias está a Danone. Fabricante de iogurtes possui fábrica em Castelo Branco, em Portugal, e Poços de Caldas (MG), no Brasil.

Já na categoria pequenas e médias empresas aparece a Roche responsável por diversos produtos farmacêuticos e diagnósticos. A filial portuguesa foi inaugurada em 1973, na Amadora, e emprega cerca de 300 pessoas. Em terras tupiniquins a fábrica da Roche foi reinaugurada em 2004, em Jacarepaguá (RJ), e é constituída por 1375 colaboradores.

A lista completa das 100 Melhores Empresas para Trabalhar na Europa está aqui.

Nenhum comentário: