quarta-feira, 20 de abril de 2011

Fotógrafo português vence concurso internacional

O português Victor Manuel Lamosa de Melo é o vencedor do concurso internacional "Urban Photographer of the Year" da CB Richard Ellis (CBRE), que reuniu 10 mil fotógrafos profissionais e amadores da Europa, Oriente Médio e África.

Melo é um fotógrafo amador natural de Coimbra e residente em Sintra. A foto que lhe rendeu o primeiro lugar foi acima onde um artesão trabalha o bronze em Tunes.

“Esta fotografia foi tirada na Tunísia quando explorava o labiríntico Souk, no coração da cidade de Tunes. Ao passar junto a este artesão que trabalhava em plena rua, cruzámos olhares e desta forma, sem ter necessidade de proferir qualquer palavra pedi-lhe autorização para fazer uma fotografia. Ele acedeu, prosseguiu serenamente o seu labor e eu, rapidamente, ao mesmo tempo que tentava resistir aos pequenos encontrões do “formigueiro” que me envolvia, medi a luz, a velocidade, enquadrei e disparei. Naquele momento foi mais uma vez materializado um dos pilares da fotografia do mestre Henri Cartier-Bresson: o instante decisivo”, descreve o ganhador a agência M Public Relations.

Como prêmio, Victor Melo receberá um safari fotográfico para duas pessoas na Turquia, onde poderá fotografar alguns dos locais mais interessantes do mundo, em termos de história da antiguidade e da idade moderna.

+ Fotos de Victor Melo

Nenhum comentário: