sábado, 2 de abril de 2011

Esporte.Lazer.Educação.Cultura.Economia.Veículo

Futebol
O português Carlos Queiroz, que comandou Portugal na última Copa do Mundo, é o novo técnico da seleção do Irã. A informação foi dada pela agência oficial de notícias do país, Irna, segundo a qual o treinador assinou um contrato de três anos para dirigir a nação até a disputa do Mundial de 2014, que será realizado no Brasil.

Horário de Verão
Portugal já adotou o horário de Verão. Portanto, a diferença horária face ao Brasil agora são de 4 horas. O horário especial vigora em terras lusitanas até o dia 30 de outubro.

Brazilian Day
Portugal promove pela primeira vez o “Brazilian Day” no dia 15 de maio, a partir das 14 horas, no Passeio Marítimo de Algés, em Lisboa. Considerado o maior evento dedicado à música brasileira, terá como principal atração o cantor sertanejo Daniel. Entre os artistas portugueses já confirmaram presença: Edna Pimenta, Ana Carina e Márcio, e União das Escolas de Samba de Ovar.

Cinema
O ator português Rafael Morais participa, nos Estados Unidos, das filmagens do longa sobre James Dean, intitulado "Joshua Tree, 1951: A Portrait of James Dean", no qual interpreta o papel de um jovem que, tal como James Dean, também quer vingar no cinema. Nascido em Coimbra em 1989, Rafael Morais estudou na Escola de Teatro de Cascais e participou nos filmes "Como Desenhar um Círculo Perfeito", de Marco Martins, e "Um Amor de Perdição", de Mário Barroso. A agência Lusa informa ainda que Morais é um dos protagonistas do filme "Sangue do meu sangue", de João Canijo, que ainda não estreou nos cinemas portugueses.

Educação
O jornal The Wall Street Journal recentemente arrasou o sistema educativo português. Na matéria, segundo apontou a RTP, o diário referiu que Portugal é o “mais pobre e menos educado país da Europa ocidental”, onde apenas 28% da população entre os 25 os 64 completou o ensino secundário. Na Alemanha, 85% da população completou esse nível, nos Estados Unidos 91%.

Prêmio
O blogue português Movimento Anti-Corrupção é um dos nomeados aos prêmios BOBs, que todos os anos são atribuídos aos melhores blogues do mundo pela Deutche Welle. As votações online já estão abertas e seguem até ao dia 11 de abril. Nomeado na categoria de Melhor Campanha de Ativismo Social, o blogue tem como missão alertar para a corrupção em Portugal e discutir este fenômeno abertamente. Veja a lista completa dos nomeados e vote aqui.

Premiados

Cinco estudantes da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL) fizeram a avaliação técnica e científica e a estratégia de exploração de uma bacia petrolífera da Austrália ainda pouco conhecida e arrecadaram assim o terceiro lugar do Prêmio Europeu do Petróleo. Trata-se de uma iniciativa promovida pela Associação Americana de Geólogos do Petróleo (AAPG) que desafia os concorrentes a simularem a realidade profissional dos geocientistas do petróleo, desenvolvendo projetos semelhantes àqueles que se fazem nas empresas.

Homenagem
Alunos e especialistas de português na França lotaram, recentemente, o auditório da tradicional Sorbonne de Paris para escutar dois escritores e acadêmicos brasileiros: Ana Maria Machado e João Ubaldo Ribeiro. A manhã literária foi organizada pela Academia Brasileira de Letras e pela Universidade Sorbonne Nouvelle, com o apoio da embaixada do Brasil em Paris, como publicou o site RFI. Além da apresentação da vida e obra dos dois escritores e dos debates, o evento foi animado pela leitura em português e francês por alunos da Sorbonne de trechos de livros dos dois autores.

Economia
Lisboa desceu nove posições no ranking das localizações de escritórios mais caras do mundo, sendo agora uma das cidades com as rendas mais baixas. De acordo com o estudo ‘Office Space Across de World 2011', divulgado pela Cushman & Wakefield, Lisboa está agora em 49º lugar (numa lista com 68 posições), com rendas anuais por metro quadrado a rondar os € 311 - menos que em Buenos Aires, na Argentina ou na Cidade do México.

Veículo
A Chevrolet acaba de lançar no mercado português o modelo Spark movido a gás e gasolina, uma solução que, segundo a marca, tem poupanças significativas no combustível. Conheça mais no site da montadora.

Nenhum comentário: