sexta-feira, 8 de abril de 2011

Delícias da Páscoa: chocolate, amêndoas e folares

No dia 24 de abril comemora-se a Páscoa. A data é cristã, pois celebra a ressurreição de Jesus Cristo. Mas, convenhamos que atualmente ela é conhecida mais como a época de esquecer a dieta e se empanturrar de chocolate.

Eles estão por todos os lados. Brancos, ao leite, amargo, recheado, trufado, crocante...

Os supermercados fazem até túnel com essas tentações, levando cristãos a cometer o pecado da gula.

A delícia feita a base de cacau, tradicionalmente, vem em forma de ovo, envolto em papel metálico. Porém, para você inovar e surpreender a namorada, a mãe, a professora, enfim, um ente querido eu conversei com a artista plástica e jornalista Cremilde Santos, lá de Portugal.

A lusitana pinta há dois anos e já comercializa suas criações no blog Mild'Arte.

Os ovos de gesso delicadamente pincelados servem como peças decorativas. Eles podem ser adquiridos sem ou com “recheio”, por € 8 e € 10, respectivamente.

“Os tamanhos, cores e motivos variam de acordo com o gosto do cliente”, informa Cremilde. Segundo ela, o recheio também pode ser com chocolate ou amêndoas.

Aliás, amêndoas coloridas são sensações nesta data em Portugal. Em Lisboa, os supermercados ficam repletos desta iguaria, como o Brasil fica de ovo de chocolate.

Outra comida típica servida na Páscoa, que eu provei e aprovei na capital portuguesa, são os folares. Uma espécie de pão que possui diversas formas e conteúdo, podendo ser doce ou salgado, de acordo com as regiões. Em algumas receitas vem até com um ovo cozido com casca encima.

É isso. Faltam 15 dias para a Páscoa. Seja lá o seu costume, aproveite o feriado, prove suas delícias e celebre o renascimento da vida ao lado de pessoas queridas.

Interessados nos produtos da artista Cremilde Santos podem contactá-la através do e-mail cremildesantos@hotmail.com. Neste primeiro momento, os produtos são comercializados apenas em Portugal.

2 comentários:

Sofia Lopes disse...

Sem dúvida um excelente trabalho que a Cremilde faz, coisas super giras e práticas, tem de visitar o site completo dela e fazer as vossas encomendas.

Anônimo disse...

Aproveitem e visitem o meu blog http://mildarte.blogspot.com ou o facebook Cremilde Santos, onde, para além dos ovinhos encontrem muitos mais trabalhos giros.