segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

No estilo 'We are the World', grupo português grava música em defesa de Cesare Battisti

Um grupo de ativistas portugueses gravou uma música em defesa do italiano Cesare Battisti, em um protesto contra a possível extradição do ex-militante comunista, que está preso no Brasil, ao governo da Itália. A canção, intitulada “Hoje Battisti, amanhã tu”, foi composta por Manuela de Freitas e José Mário Branco e gravada em um estúdio com diversos artistas portugueses.

A gravação lembra reuniões como o “USA for Africa”, quando artistas norte-americanos cantaram “We Are The World” contra a fome no continente africano, em 1985.



Na letra, o grupo contesta a posição do Judiciário brasileiro no caso: “Mas quem é que manda nesse Brasil? E quem é que julga o falso juiz?”. E reafirma a versão da defesa do italiano, que alega ser vítima de perseguição política do governo de Silvio Berlusconi. “Quem é esse homem nessa prisão? Crime inventado, ou opinião?”.

Cesare Battisti está preso no Brasil desde 2007 e aguarda a decisão final do STF (Supremo Tribunal Federal) sobre o pedido de extradição da Itália, onde foi condenado à prisão perpétua pela suposta participação em quatro assassinatos no fim da década de 1970.

Em dezembro de 2010, em seu último dia no cargo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva negou o pedido do governo italiano, alegando que Battisti poderia ter sua situação agravada em virtude de suas opiniões políticas.

Texto Willian Maia, Opera Mundi

Nenhum comentário: