quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

O que a Académica de Coimbra e a Portuguesa Santista tem em comum?

A Associação Académica de Coimbra, normalmente apenas designada de Académica, é o clube de futebol profissional mais conhecido da cidade de Coimbra. O clube foi fundado em 1887, sendo o mais antigo time em Portugal a militar nas divisões profissionais.

A Académica foi carinhosamente apelidada de "Briosa" pelos adeptos, alcunha que advém da forte entrega com que normalmente se batiam as equipes amadoras de estudantes mesmo contra equipes de atletas profissionais de alta competição.

E é com o mesmo apelido que a Portuguesa Santista é popularmente conhecida no Brasil. De acordo com o administrador do site e do Marketing, Aguinaldo P. Costa - em entrevista exclusiva para o blog Portugal em resumo by Manu cá e lá - a "Briosa" ganhou a alcunha pela mesma determinação que a de lá.

"Briosa vem de um time brioso que nunca desiste, que não tem jogo perdido. A equipe passou por vários resultados ao longo de sua história revertendo placares sem que ninguém esperasse. Só quem viu pra crer...", diz.

Aguinaldo lembra que a última grande recuperação aconteceu no jogo entre a Briosa e a Lusa (Portuguesa de Desportos), no dia 1 de março de 2008, em casa, no estádio Ulrico Mursa. A partida pelo Campeonato Paulista terminou em 4 a 4.

"O time perdia de 4 a 0 até os 39 do 2º tempo. A equipe empatou e quase virou ou jogo nos cinco minutos finais", relembra o administrador de Marketing.

Mas, a raça não foi suficiente, e ao contrário da Académica de Coimbra que ocupa a 12ª colocação no Campeonato Português, a Portuguesa Santista luta pela sobrevivência na 4ª divisão do Campeonato Paulista.




+ Lusa x Briosa: mesma origem, diferentes trajetórias

Um comentário:

sistemas de informação disse...

É Triste de ver a situação da portugesa santista :(