sábado, 22 de janeiro de 2011

Festa dos chumeiros e enchidos

Do enchido português que mais tenho saudades é a alheira (carne e gordura de porco, carne de aves, pão, azeite, banha, alho e colorau). Comi pela primeira em sua região de origem, nos Trás-os-Montes. E, não parei mais. Enquanto estive em Lisboa, sempre tinha uma pronta a grelhar, em casa.

Para quem não conhece e está de malas prontas para visitar Portugal neste fim de mês até março, vão dicas onde se pode degustar essa e outras variedades de chumeiros e enchidos.

De 27 a 30 de janeiro, acontece a 20ª Feira do Fumeiro e Presunto de Barroso, no Pavilhão Multiusos, localizado na Avenida D. Nuno Álvares Pereira, em Montealegre. Participam da feira 119 produtores, além tascas montadas especialmente para mostrar o variado e qualificado cardápio resultante das iguarias que o porco doméstico proporciona. Tudo isso no embalo de grupos musicais. Mais informações pelo telefone (351) 276.510.206. O convite é feito pelos próprios moradores. Assista!



No dia 30 de janeiro, ocorre a Festa das Chouriças na típica aldeia de Querença, em Loulé, interior algarvio (278 km de distância de Lisboa). O tradicional evento, em honra de S. Luís, começa às 11 horas com uma degustação de chouriça assada caseira, seguindo-se a abertura da quermesse da paróquia. O ponto alto da festa ocorre no adro da igreja com o habitual leilão de chouriças às 16h30. Outras informações pelo telefone da Junta de Freguesia de Querença (351) 289.422.712.

Entre o dia 10 e 13 de fevereiro, acontece a 31ª Feira do Fumeiro em Vinhais. Durante quatro dias haverá exposição de artesanato, concurso pecuário de suínos de raça Bísara, jornadas gastronômicas, show cooking e festival de música portuguesa com Rute Marlene, Ágata, Rosinha e Sete Saias. E, se apresentando no dia 12 o grupo musical Canta Brasil. Mais informações no site http://www.cm-vinhais.pt/.

De 25 a 27 de fevereiro, e 5 e 6 de março, Trancoso (cidade do Distrito da Guarda e não da Bahia) realiza a VIII Feira do Fumeiro e dos Sabores do Nordeste da Beira, no Pavilhão Multiusos. Durante cinco dias o visitante provará a gastronomia local, e se deliciará com fumeiro, queijos, vinhos, azeites, pão e doces, comprar artesanato local e ainda divertir-se com música tradicional e o folclore da região. Contato pelo telefone (351) 271.829.120 ou e-mail geral@cm-trancoso.pt.

E, de 25 a 27 de março (depois de tanta comilança, não se sabe se as calças ainda vão lhe servir) ocorre a V Jornadas Gastronômicas Sabores do Porco Alentejano, em Ourique. Considerada a Capital do Porco Alentejano, a cidade aproveita a festa para divulgar a gastronomia da região. No local são produzidos presuntos, linguiças, chouriços, paios, painhos, paios brancos, farinheiras, morcelas e outros enchidos obtidos a partir da carne do porco preto. Delícias essas que poderão ser saboreadas na ocasião. O contato da Câmara Municipal de Ourique é (351) 286.510.030.

Fonte: Lifecooler e Câmaras Municipais

Nenhum comentário: