sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Eleição presidencial lá começa neste sábado cá

O presidente conservador Aníbal Cavaco Silva é o favorito para o primeiro turno, neste domingo, de eleição presidencial em Portugal. O principal rival de Cavaco Silva, um economista de 71 anos respaldado pelo conjunto da direita, e que segundo as pesquisa tem de 57% a 60% das intenções de voto, é o poeta Manuel Alegre, apoiado pelo Partido Socialista e pelo Bloco de Esquerda, mas que ficaria apenas com entre 20% e 27% dos votos.

Além destes, concorrem, com menos expressão, Defensor de Oliveira Moura, Francisco José de Almeida Lopes, José Manuel da Mata Vieira Coelho e Francisco José de La Vitier Ribeiro Nobre.

Em uma eleição onde o ato de votar é facultativo a preocupação é do País bater o recorde de abstenção. Isso porque os portugueses andam fartos com o crescente desemprego e a pobreza que anda assolando o território.

E, aí vem a pergunta Tostines: conscientizar para votar ou votar para conscientizar?

Onde votar?

No Consulado Honorário de Portugal em Santos as urnas ficam abertas amanhã, das 8 às 19 horas, e domingo, das 8 às 18 horas. Para votar é necessário apresentar um documento de identidade com foto. O Consulado fica na Avenida Ana Costa, 25, 5º andar. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 13 3223-1068.

Para saber o horário de votação no consulado mais próximo da sua residência, consulte o site da Comissão Nacional de Eleições.

Nenhum comentário: