quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Últimas notícias

Sócrates começa 2011 no Brasil
O primeiro.ministro de Portugal, José Sócrates, passa o Ano Novo em Brasília. No dia 1, Sócrates vai à posse de Dilma Roussef, a sucessora de Lula no Palácio do Planalto, e tem uma agenda de contatos intensa com um objetivo principal: aproveitar para confirmar a venda de parte da dívida portuguesa ao Brasil. (i)

População em Portugal
Envelhecimento da população e menos nascimentos estão a levar a uma redução da população, que só é contrariada pelo aumento dos imigrantes. A população residente em Portugal cresceu 0,1%, em 2009 quando comparado com igual período do ano anterior. O que corresponde a um aumento de 10.463 indivíduos, revela o Instituto Nacional de Estatística (INE). Esta evolução só foi conseguida devido a um acréscimo do número de imigrantes, já que o crescimento natural da população foi negativo.

Uol entre os sites mais acessados em Portugal
Em novembro mais de 3,4 milhões de portugueses, com 4 e mais anos, navegaram em suas casas na internet, o que representou uma quebra mensal de 2.2% e a uma subida homóloga de 4.8%, aponta o Marktest. O maior aumento mensal em número de utilizadores únicos foi para domínio uol.com.br, que subiu 3.2% face a Outubro, enquanto o iol.pt.com foi o que mais aumentou em número de páginas visualizadas a partir do lar. Quanto a páginas visitadas, a lista dos domínios com mais visualizações mantém-se encabeçada pelo facebook.com, com 858 milhões de páginas visitadas, seguido do google.pt, com 346 milhões de páginas e do google.com, com 181 milhões.

TAP deixa de servir refeições
A TAP vai deixar de servir refeições a bordo nos voos em Portugal com duração até 1h30. Esta medida vai afetar as viagens com destino ao Porto, Lisboa, Faro e Madeira. Ao todo, serão 157 voos semanais que deixarão de ter refeições, o que implicará um corte no número de tripulantes. (tvi24)

Colombo era português
O historiador luso-americano Manuel Rosa lançou recentemente um livro onde apresenta provas de que o descobridor Cristóvão Colombo era, na verdade, português. Para o especialista, os traços biográficos do homem que descobriu a América revelam que ele nunca poderia ter sido um simples tecelão italiano. Na obra intitulada "Colombo Português" (edições Ésquilo), o historiador baseia-se em diversos documentos para provar a sua teoria. (Boas Notícias)

Portugal é o 3º destino europeu do Brasil
Depois da França e do Luxemburgo, o Brasil prefere investir em Portugal. O país é o terceiro destino preferido dos empresários brasileiros na Europa, com US$ 959 milhões investidos este ano. Este valor representa 20 vezes mais do que o total investido em 2006. (tvnet.sapo)

Alma de Portugal é a solução para a crise
D. José Policarpo afirmou na mensagem de Natal que “as crises não encontrarão verdadeira solução, se não pusermos o acento no Portugal cultural, na verdadeira identidade espiritual do nosso Povo, caldeada ao longo de séculos por valores que constituem a verdadeira alma de Portugal”. (Agência Ecclesia)

Cristiano Ronaldo está na lista do gol mais perdido
Craque português e mais nove jogadores estão a um clique do internauta que acessar o site UOL para escolher qual foi o gol mais perdido de 2010. Veja as opções e escolha a sua aqui.

Fábio Coentrão no "onze do ano" do jornal L'Equipe
O tradicional e prestigiado "onze do ano" do jornal L'Equipe colocou o português Fábio Coentrão na lista dos melhores europeus deste ano. O jogador foi o "convidado surpresa" pelo que "fez no Mundial da África do Sul" e "por seu contributo durante a época para o regresso do Benfica ao topo do futebol português".

Além do tuga, a lista traz os brasileiros da Inter de Milão, Lúcio e Maicon, o goleiro do Real Madrid, Iker Casillas, o meia da Inter, Wesley Sneijder, o alemão do Bayern de Munique, Schweinsteiger e cinco jogadores do Barcelona sendo que quatro foram campeões com a Espanha na Copa do Mundo da África do Sul. São eles: Lionel Messi, Gérard Piquei, Xavi, Sergio Busquets e Andrés Iniesta. (Agência Lusa)

Um comentário:

Anônimo disse...

Manuel Rosa prova-nos, sem margem para qualquer dúvida, que a história do tecelão italiano é totalmente inverosímil. Ao longo do livro o autor desmonta a fábula do Cristóvão Colombo genovês, mostra-nos que o nome correcto seria Cristóvão Colon. Este homem era um agente duplo, ao serviço de D. João II, que levou os Reis de Leão e Castela a envolver-se neste projecto para os desviar do verdadeiro caminho da Índia, que interessava sobremaneira a Portugal. É uma leitura fascinante e poderia servir de base a um bom romance de espionagem, no entanto está repleto de reproduções de provas documentais e de análises genealógicas; trata-se de uma investigação histórica e não de um romance. Recomendo muito que leiam.