quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Últimas notícias

Futebol
Paulo Bento acaba de revelar a lista de convocados para o amistoso entre a seleção portuguesa e a espanhola, que acontece no próximo dia 17, no Estádio da Luz, em Lisboa. No total, 18 jogadores foram chamados para integrar o duelo ibérico. Segue:
Goleiros: Eduardo e Rui Patrício;
Zagueiros: Bruno Alves, Fábio Coentrão, João pereira, Pepe, Ricardo Carvalho e Bosingwa;
Meias: Carlos Martins, João Moutinho, Manuel Fernandes e Raúl Meireles;
Atacantes: Cristiano Ronaldo, Danny, Hélder Postiga, Hugo Almeida, Nani e Varela.

Futebol I
De acordo com o jornal A Bola, o Atlético-MG está interessado na contratação do goleiro brasileiro Nilson, que defende o Vitória de Guimarães e tem contrato apenas até junho do próximo ano. Revelado pelo Vitória-BA, o goleiro está no time português desde 2005 onde é ídolo e um dos destaques da equipe, que faz campanha surpreendente e ocupa a vice-liderança do Campeonato Português.

Futebol II
O português Bebé, do Manchester United, é um dos indicados para o Golden Boy, prêmio atribuído pelo jornal italiano Tuttosport que distingue o melhor jogador Sub-21 de 2010. Além de Bebé, estão Salvio (Benfica) e James Rodriguez (FC Porto). No júri há 30 jornalistas de diversas publicações europeias. O vencedor da edição passada foi o atacante Alexandre Pato, do Milan.

Futebol III
Segundo o jornal português Record clubes como Chelsea, Manchester United, Barcelona, Real Madrid e Inter de Milão estariam interessados no atacante do Porto, Hulk. Mas, de acordo com o empresário do atleta, Teodoro Fonseca, o jogador não deixa o clube português na próxima janela de transferências. Em outubro, Hulk foi eleito o melhor jogador do mês no Campeonato Português.

Futebol IV
Depois de Bayern, Liverpool, Manchester City, Real Madrid e AC Milan, é a vez do Barcelona integrar a lista de equipes que estão dispostas a contratar Fábio Coentrão. De acordo com o jornal espanhol Mundo Desportivo, o zagueiro português está entre as opções do clube catalão, no caso de falhar a renovação de contrato com o brasileiro Daniel Alves.

Fórmula 1
O piloto português António Félix da Costa, de 19 anos, vai fazer um teste pela Force India, em Abu Dhabi na próxima terça e quarta-feira. Com o feito, António se tornará o piloto mais jovem de Portugal a pilotar um fórmula 1. O teste durará sete horas. De acordo com o pai do piloto, Miguel Félix da Costa, os custos, que normalmente giram em torno de € 400 mil no caso de uma equipe da dimensão da Force India, sétima classificada no Mundial deste ano, custaram menos da metade e foi bancada por patrocinadores.

Turismo
Visitando Portugal? Então o que achas de fazer a rota do azeite? Curtiu! Em novembro, dezembro e janeiro a Trans Serrano guiará os interessados a visitar e participar no processo de fabricação artesanal do azeite no Vale do Rio Ceira. O passeio inclui: apanhar azeitona, seleção das melhores, até a prensagem num tanque de varas movido a água. Os visitantes serão levados ainda ao núcleo museológico da Cabreira, na Guarda. Isto tudo com direito a petiscar iguarias regionais e animação com música tradicional. Preço por pessoa: 37,5€. Outras informações no site.

Turismo II
Um dos maiores eventos mundiais do setor turístico, o World Travel Market (WTM), distinguiu na edição deste ano o Alentejo como o “Melhor Destino Nacional”. O prêmio foi entregue ao presidente da Turismo do Alentejo, Ceia da Silva, na gala de abertura, em Londres. O trabalho desenvolvido pela Turismo do Alentejo no último ano, o aumento de dormidas na região, o lançamento de iniciativas como o Congresso Nacional do Alentejo, o desenvolvimento de zonas como Tróia ou o Alqueva, a apresentação de rotas regionais e a promoção interna e externa desta nova realidade do Alentejo, foram os fatores que motivaram a distinção por parte da organização da WTM.

Turismo III
O peixe é a estrela do cartaz da campanha Taste Portugal, que potencia a gastronomia na promoção turística do país no estrangeiro, apresentada nesta segunda-feira no World Travel Market, em Londres. Intitulada em português Prove Portugal, pretende valorizar a riqueza gastronômica nacional, como os vinhos, o azeite, os queijos ou os doces (como o pastel de nata), junto aos turistas. A campanha já tinha sido lançada dentro dos limites lusitanos, mas agora está também a ser promovida no exterior, usando o lema "The Best Fish of the World" (o melhor peixe do mundo).

Imprensa escrita
A editora brasileira Alto Astral vai fechar o escritório português em 2011, confirmou diretor de marketing e publicidade, Silvino Brasolotto, ao Meios & Publicidade. Com esta decisão a editora fundada por João Bidu deixa de estar com uma operação própria no mercado português, onde marcava presença com uma sucursal, a Alto Astral Comunicação, desde 2005. Porém, segundo Barsoloto, o encerramento do escritório não significa a saída das revistas do mercado nacional, apenas uma adequação estratégica.

Imprensa escrita II
A revista de literatura fantástica Bang! associou-se à Fnac e a partir deste mês passará a ser distribuída gratuitamente nas lojas da rede. Publicada trimestralmente, com 64 páginas e com uma tiragem que passará a ser de 8500 exemplares, a Bang! terá como diretor Luís Corte Real e o editorial estará a cargo de Safaa Dib, tendo como colaboradores Afonso Cruz e António de Macedo. Assim, as futuras edições trarão textos inéditos escritos por autores nacionais e internacionais, ensaios e ficção de várias personalidades, histórias em quadrinhos, cinema, resenhas e entrevistas.

Ciência
Um cientista português é o líder da equipe que promete revolucionar o transplante de fígado. Pedro Baptista criou pela primeira vez em laboratório um fígado humano. Para já ele só tem 2,5 centímetros e pesa pouco mais de cinco gramas, mas o objetivo agora é descobrir a fórmula para o fazer crescer. A expectativa de Baptista é conseguir fazer um transplante em humanos de cinco a dez anos.

Toxicodependentes
Segundo o relatório anual do Observatório Europeu da Droga e da Toxicodependência, Portugal é o país europeu com a mais alta porcentagem de consumidores de droga idosos. Enquanto a média europeia para os toxicodependentes que começam tratamento depois dos 40 anos é de 19%, em Portugal dispara para 28%. De acordo com o estudo este número tende a aumetar por conta do uso prolongado e porque há cada vez mais pessoas que ficam dependentes após os 30 anos. A heroína é a droga mais frequente entre os usuários, que muitas vezes se encontram desempregados, isolados socialmente, com doenças hepáticas e depressões.

Nenhum comentário: