terça-feira, 23 de novembro de 2010

Greve deve parar Portugal nesta quarta

Os voos da companhia aérea Transportes Aéreos Portugueses (TAP) foram cancelados pela empresa devido a uma greve geral que será realizada amanhã em diversos setores de Portugal. Em nota, a TAP pede que os passageiros no Brasil com voos marcados a partir das 22 horas desta terça-feira e para quarta entrem em contato com a companhia ou com o agente de viagens para alterar os horários.

Enquanto as autoridades portuguesas tentam convencer os mercados de que o país não vai precisar de uma intervenção do Fundo Monetário Internacional (FMI) ou do apoio do Fundo Europeu de Estabilidade, pela primeira vez, em 22 anos, as duas centrais sindicais de Portugal prometem parar o país nesta quarta.

A greve geral tem como alvo as medidas do governo tomadas para reconquistar a confiança dos mercados que inclui a diminuição de salários, alta de impostos e diminuição de benefícios sociais, que deverão ser votadas nesta sexta-feira com o objetivo de cortar o déficit de 7,3% para 4,6% do PIB.

Bancos, imprensa, setor petroleiro e transportes, principalmente, os de Lisboa prometem cruzar os braços. Por este motivo, foram cancelados mais de 500 voos. Os portos de Lisboa e Setúbal também podem ser paralisados.

Afetado por um crescimento frágil nos últimos anos, Portugal possui uma dívida pública de 161 bilhões de euros (cerca de 220 bilhões de dólares), ou seja, mais de 82% de seu PIB.

Nenhum comentário: