terça-feira, 15 de junho de 2010

São Vicente se torna cidade-irmã de Ansião

No dia 8 de junho, o prefeito  Tércio Garcia assinou, no Salão Nobre da Prefeitura, um convênio que torna Ansião cidade-irmã de São Vicente. Na cerimônia, o presidente da Câmara de Ansião (cargo correspondente a prefeito) Rui Alexandre Novo e Rocha recebeu o título de cidadão vicentino. Segundo o prefeito, a parceria será importante para o desenvolvimento de ambas as cidades, em diversas áreas.

Ansião é uma vila portuguesa no distrito de Leiria, região Centro e subregião do Pinhal Interior Norte, com cerca de 2.500 habitantes. São Vicente, por sua vez, é um município litorâneo do estado de São Paulo, localizado na Região Metropolitana da Baixada Santista, com uma população estimada em mais de 325 mil habitantes distribuídos em uma área de 148 km².

Essa é 12ª cidade-irmã com a qual São Vicente firma convênio. Em Portugal também são irmãs as cidades de Santarém, Belmonte e Guimarães. Na Argentina: Resistência e Corrientes; No Japão: Naha; No Brasil: Guimarães e Vila Viçosa; Na Rússia: Distrito Dmitrovski; No Paraguai: Assunção; Em Cuba: Província de Holguin.

Como parte das festividades do Dia de Portugal, a cidade de Santos aproveitou a comitiva na cidade vizinha e assinou um termo de cooperação técnica com Ansião, com o intuito de estreitar os laços entre os dois municípios, irmanados desde 1996, e promover intercâmbio nas áreas cultural, esportiva, social, educativa, turística e empresarial.

A irmanação entre cidades foi instituída em 1959, nos Estados Unidos, com o objetivo de oficializar um expediente diplomático que possibilite a aproximação política e o estreitamento dos laços de amizade entre municípios de diferentes países, para ações de cooperação mútua. Santos também tem acordos com outras três cidades portuguesas: Coimbra, Funchal e Arouca.

+ Ansião
+ São Vicente
+ Santos

Nenhum comentário: